Projeto

“Quer participar do Círio de Nazaré esse ano?”

Em 11 de agosto de 2015 Jupiter entrava em virgem e a mensagem acima chegava na caixa de correio eletrônico. Era a senha: o Projeto Bye-Bye São Paulo ia finalmente começar! A astróloga foi dizer que era prenúncio de transformação, e a mudança veio em forma de calor por doze meses ao ano – e também chuva!

Juntamos caixas, malas e os amigos para dar tchau. O plano? Uma nova história, trocando o trópico de Capricórnio pela linha do Equador, a selva de pedra pela floresta amazônica. Pra trás, duas mães ansiosas pelo turismo ao norte, e pela frente, um imenso horizonte verde e úmido visto pela janela da sala a ser descoberto.

Belém se abriu como primeira parada para nossa experimentação. Vai ver foi culpa do tamaquaré que veio um ano antes direto do Ver-o-Peso direto pro nosso café coado da manhã, esse clássico paulista.

“É um feitiço caboclo que só tem no Pará” canta Dona Onete alertando para os efeitos mágicos do famoso pó – tirado do lagarto, é o que dizem. Dito e feito. E aqui estamos: permitindo a exuberância do novo nos assaltar os cinco sentidos a cada passo dado, cenário encantado, o paladar tremilicado, uma música escutada ou um ééééégua pronunciado!